Desemprego
Terceirizados da limpeza da UFPel têm contrato expirado
Empresa Sulclean é a nova prestadora do serviço; 60 funcionários foram dispensados
Gabriel Huth -
Funcionários do serviço terceirizado de limpeza dos campi da Universidade Federal de Pelotas tiveram contrato expirado com a prestadora Click Serviços Especializado de Mão de Obra nesta sexta-feira (17).
Na quinta (16), durante a tarde e a noite, a nova empresa licitada pela UFPel - Sulclean Serviços, de Santa Maria, contratada até julho de 2019 -, esteve no campus Anglo realizando entrevistas com os candidatos. De acordo com informações do chefe do Núcleo de Gestão dos Serviços Terceirizados da universidade, Everton Bonow, a Sulclean solicitou uma listagem com o nome de todos os funcionários da Click e recontratou grande maioria dos que já trabalhavam para UFPel.
No entanto, o contrato atual diminui o número de funcionários de 199 para 139, dispensando 60 trabalhadores. Terceirizados que estiveram no local na quinta, durante o processo de entrevistas, relatam que o dia foi de muitas lágrimas para diversos trabalhadores. Apesar de estarem cientes de que o contrato duraria dois anos - de 2015 a 2017 -, muitos criticam a redução na equipe e o período em que estão sendo dispensados, já no final do ano. Everton esclarece que "Toda essa contratação é responsabilidade única da empresa", e que a UFPel não estipula quantas vagas serão preenchidas, somente realiza a proposta de licitação abrangendo a área em que a limpeza será necessária.
Ainda durante a sexta-feira, o pessoal selecionado nas entrevistas deve levar a documentação necessária e assinar os papéis de contrato no campus Anglo, no Porto. O valor mensal pago pelo serviço é de R$ 434.902,50; no contrato anterior, R$ 514.988,73.
-128415Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário